segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

PODE PARECER FESTA, MAS É GUERRA


A administração municipal colocou em prática as ações do planejamento de combate à dengue aprovado na reunião do Conselho Municipal de Saúde,realizada em dezembro,  com  49 pessoas diretamente envolvidas , das quais 22 foram cedidas pelo governo do estado de Minas Gerais (5 da equipe de divulgação da GRS e 17 integrantes da força-tarefa vinda de Belo Horizonte), numa guerra ao mosquito que para ser vencida terá de contar com a mobilização da população mutuense e dos setores representativos dos órgãos públicos e dos segmentos sociais. Completam o número de profissionais envolvidos 27  funcionários efetivos e contratados, 14 deles da equipe da Funasa que atua em Mutum.
              No período de 9 de novembro até o fim de dezembro, mês em que foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde o planejamento agora colocado em prática, Mutum somava 86 casos notificados, enquanto de 3 de janeiro até a semana passada (dia 20) ocorreram 197 notificações, totalizando portanto 283 casos,ainda pendentes de confirmação mas de crescimento alarmante, sendo necessária a participação de todos para que se evite uma epidemia no município.
              Pode parecer festa as barracas que serão colocadas na Praça Benedito Valadares, o ônibus colorido e o carro fumacê percorrendo as vias públicas, os agentes com suas bombas e máscaras adentrando lotes e prédios, mais um caminhão coletor de lixo e um carnaval de garis, numa animação inusitada de nossas ruas. Contrariamente, porém, é mais uma batalha nesta verdadeira guerra contra esse mosquitinho aparentemente insignificante que, se ainda não fulminou mortalmente nenhum mutuense, já deixa um saldo de 283 casos notificados de 9 de novembro último até 20 de janeiro deste ano. Não podemos, potanto, apenas 
observar ou aplaudir esse batalhão de 49 combatentes na batalha de agora. Vamos com eles à luta, se não por medo do mosquito, por solidariedade anseiam vencer esta guerra.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário