domingo, 10 de julho de 2011

UMA NO CRAVO, UMA NA FERRADURA

Ausente há exatamente um mês, volto agora sem saber qual poderia ser o melhor assunto para abordar neste Papo do Mutum com meus dois ou três prováveis leitores.
Talvez repercutir modestamente, mas, com meu direito de cidadão cada dia mais indignado, o naufrágio moral do país no mar de corrupção em que navegam homens e mulheres do poder, pelas turbulências crescentes a prenunciar um verdadeiro tsuname que, aqui do meu ponto de vista em terra que quero crer ainda firme, só será contido quando nossas ruas e praças estamparem mundo afora imagens e vozes como as que nos chegam pelas mídias de comunicação social de além-mar.
Podendo haver, entre os leitores que suponho ter, um ou outro mutuense interessado pelos assuntos de nossa terrinha, a dúvida seria eu escolher o que abordar, pois novidades há, algumas merecedoras de nosso aplauso e outras, de crítica. Não sei, por exemplo, se falo das 60 casas populares a modificar a paisagem à margem do asfalto, no início do perímetro urbano, ou das ruas que reduzem a poeira e os buracos com o calçamento que estão recebendo, obras que ao serem concluídas em breve tornarão mais bonita a região da Vila Norberto. Penso, porém, como morador desta mesma Vila Norberto, que o calçamento irá arrefecer em muito o nosso banho diário de poeira, eliminar o lamaçal deixado pelas chuvas, mas, não estará enterrando de vez o sonho dos moradores de ter debaixo da terra as redes de esgotamento sanitário e pluvial que indiscutivelmente são em conjunto a obra prioritária para crianças, adultos e idosos, porque de saneamento básico e consequentemente de promoção da saúde de todos?
Outra construção em fase de acabamento é a vistosa quadra poliesportiva, no centro da cidade, cujos benefícios serão inúmeros para a população mutuense, essa mesma população que é hoje convidada a participar de uma inevitável campanha de solidariedade à Confraria de São Vicente de Paulo, que comemora 80 anos de vida no dia 24 de agosto, para superar a crise financeira e continuar, como entidade de utilidade pública, a prestar os serviços de saúde através do Hospital São Vicente de Paulo por ela mantido.
Mais uma etapa de obras na Praça de Eventos “João Costa Oliveira”, que abrigará a XXVII Expo Mutum, de 20 a 24 deste mês, é motivo de alegria do mutuense por se tornar a cada ano mais adequada e atraente para que a população continue a dar mostras de sua hospitalidade recebendo pacatamente milhares de visitantes. Pena que haja a contrapartida da tristeza da população pela carência de ações voltadas para suas necessidades básicas, sobretudo da promoção da saúde. Se você é um daqueles poucos com quem penso estar falando no Papo do Mutum, vê se não é caso de saúde pública a cidade estar infestada de ratos. Se Brasília é exemplo de concentração de roedores bípedes, Mutum o é dos pequenininhos quadrúpedes. Providência que é boa para combatê-los, houve ou, quando haverá?

Nenhum comentário:

Postar um comentário